Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Antigo edifício do Fórum, Quartel e Cadeia
Data de Publicação: 1 de abril de 2017 11:09:00 Relíquia rioflorense no Vale do Café
No coração do centro histórico rioflorense existe uma construção belíssima do final do século XIX, intimamente ligada à história do próprio município de Rio das Flores.
O prédio que hoje abriga a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Casa de Cultura de Rio das Flores, foi construído na gestão de Carolino Leoni Ramos entre 1895 e 1898. É conhecido como “Fórum, Quartel, Cadeia” pois serviu de base para funcionamento desses três órgãos.
A partir de 2008 foi inserido no Corredor Cultural de Rio das Flores, por meio da lei complementar nº 098/2008, que consiste em uma área de preservação paisagística, histórica e ambiental que vai da rua Dr. Leoni Ramos até a Matriz de Santa Tereza D´Ávila.
O prédio do antigo Fórum é um belo exemplar de arquitetura eclética com resquícios do neoclássico do final do século XIX, cuja presença na construção é marcada pela perfeita simetria e pela imponência, principais características do estilo. Caro aos cofres públicos da época, ele teve madeira e telhas importadas da Europa. O piso e o forro eram de pinho-de-riga, assim como toda a madeira do telhado. As telhas vieram de Marselha (França), e os ambientes foram decorados com móveis em estilo eclético simples, em madeira de jacarandá e peroba-do-campo.
Um trabalho primoroso de registro e pesquisa realizado pelo INEPAC entre 2012 e 2013 realizou o levantamento completo e fez o inventário do prédio. O trabalho foi coordenado pelo arquiteto Annibal Affonso Magalhães da Silva, que foi chefe do Escritório Técnico do IPHAN no Médio Paraíba há alguns anos atrás e contou com o apoio do historiador Luiz Fernando Nascimento e da arquiteta Rita de Fátima Machado Vilela. O documento afirma que o prédio é até os dias de hoje o maior do gênero, em área construída, em todo o Vale do Paraíba.
Luiz Fernando, é hoje servidor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Para ele, o prédio tem um valor histórico muito grande por se tratar de uma construção que marca a criação da urbe do recém-criado município após o seu desmembramento do município de Valença.
Depois de um tempo abandonado o prédio passou por um processo de reforma e restauro e hoje está reintegrado à malha urbana da cidade.
A Secretária de Cultura e Turismo de Rio das Flores, Solange Novaes, tem muitos planos para o prédio que tem grande potencial como espaço de difusão e produção cultural na cidade. Pode abrigar exposições temáticas, apresentações musicais e outros eventos. Ela afirma que após um longo processo de restauro e reforma o prédio enfim pode hoje ser apropriado pelos artistas e pela comunidade local e pode também receber a visitação de turistas. “Estamos construindo um calendário de eventos e atividades com propostas voltadas para o entretenimento, lazer, educação patrimonial e outros. Já abrigamos algumas exposições temporárias e agora vamos abrigar parte do acervo do Museu de História Regional Padre Sebastião da Silva Pereira. Queremos que a comunidade se aproprie desse espaço”, falou Solange.
O antigo Fórum é vizinho de outras estruturas urbanas significativas como o ginásio Santa Thereza e a sede da Prefeitura Municipal.
Serviço
Antigo Fórum, Quartel Cadeia / Casa de Cultura de Rio das Flores
(sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio das Flores)
Tel: (24) 99227-4098
Endereço: Rua Dr. Leoni Ramos, nº 11 - centro - Rio das Flores/RJ
Horário de funcionamento: De segunda à sexta de 8h às 17h. Sábados e domingos de
eventos das 10h às 16:30h.
Visitação: gratuita

Semana do Patrimônio de Vassouras leva vida aos casarões
Evento, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico, atrai olhares de todos os lugares Saiba Mais +
Um projeto para orgulhar o Vale do Café
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Um projeto para orgulhar o Vale do Café Saiba Mais +
Apogeu e Declínio da Vila de São João Marcos
Clique aqui e confira mais detalhes sobre Apogeu e Declínio da Vila de São João Marcos Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?