Português (Brasil)

Casarão de Ipiabas

Data de Publicação: 1 de setembro de 2017 11:05:00 Dossiê do Patrimônio Cultural

Compartilhe este conteúdo:

 

Jóia arquitetônica do Vale do Café que já esteve em ruínas vai abrigar empreendimento e impulsionar turismo em Ipiabas

   Com 150 anos de uma rica história repleta de mitos e lendas, o secular Casarão de Ipiabas, em Barra do Piraí, será reaberto ao público como Centro Comercial, Gastronômico e Cultural.
    Datado de 1867, esta jóia arquitetônica do Vale do Café por décadas esteve abandonado e chegou a ir à ruínas. Foi recuperado por iniciativa privada no início dos anos 2000 e entregue em comodato para a prefeitura, porém foi novamente subutilizado desde então.
    A boa notícia é que, encerrado o contrato com o poder público, o projeto de revitalização está pronto e já conta com a adesão de diversos empresários locais que vão dar nova vida ao espaço, com o intuito de ser um novo âncora do turismo na região. Novos interessados em participar do projeto com a operação de restaurantes, lojas com produtos regionais ou temáticas e espaços com características culturais ainda podem aderir ao projeto.
    Fundada em 1831, reconhecido como curato em 1849, Ipiabas participou do apogeu do Vale do Café. O rico patrimônio histórico de Ipiabas está presente na arquitetura do Centro Histórico de Ipiabas, composto pela Igreja Nossa Senhora da Piedade, o Casarão, e vários casarios de época, todos  construções dos anos 1860.
    Toda a vila histórica foi construída pelo comendador Antônio Gonçalves de Morais, conhecido também como Capitão Mata Gente, filho do Barão de Piraí e um dos grandes nomes da economia cafeeira do Vale do Paraíba. O conjunto histórico e arquitetônico é marcado por inúmeros casos e fatos curiosos, como o das velhas paredes do Casarão, onde se dizia esconder ouro.
    O Casarão, conhecido por todos como “Quartel” ou “Remonta”, na realidade não mantém nenhum estilo de construção residencial e faz parte de uma vila de casarios (entre elas uma seria escola e outra um hospital) e igreja.  A construção do Casarão se assemelha às construções militares da época, e a hipótese desta “Vila Militar” de Ipiabas ter sido construída sob os ideais da Revolução Liberal com o intuito de formar uma força de elite para combater o Império é hoje considerada.
    O Centro Histórico de Ipiabas já conta atualmente com diversos equipamentos para lazer e turismo, sendo que alguns já são referências na Região, como a Igreja Nossa Senhora da Piedade, o  tradicional Restaurante da Adolphina e o Vale do Café Hostel e Suítes.
    Entre os motivos para o investimento dos empresários também está a localização privilegiada do Casarão, no caminho para Conservatória (11 km), e próximo ao complexo Aldeia das Águas (26 km), dois grandes pólos de concentração turística na região, além de ter no entorno várias das principais fazendas hoje referências no circuito de visitação do Vale do Café.

Imagem da Galeria Casarão de Ipiabas
Imagem da Galeria Evento na parte interna do Casarão de Ipiabas
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!