Português (Brasil)

O bom filho a casa torna…

O bom filho a casa torna…

Data de Publicação: 1 de dezembro de 2017 11:03:00

Compartilhe este conteúdo:

Por Chef Leo Moraes*

    Nilson Chaves Júnior e Margareth de Abreu Chaves devem estar orgulhosos do filho, o chef Nilson Chaves, pelo caminho que escolheu e pela forma brilhante como conduz o seu trabalho. Um apaixonado por  frutos do mar, sua preferência na hora de preparar um prato, Nilson é admirador dos trabalhos de alguns experts como Alain Ducasse, Michel Brás, Daniel Boulud, Eric Ripert, René Redzepi e Alex Atala.  Grande referência do Vale do Café na alta gastronomia, Nilson acumula conhecimentos obtidos primeiramente com o curso de gastronomia na Universidade Estácio de Sá e depois na Alain Ducasse Formation, tendo  trabalhado em dois restaurantes antes de fazer parte da consagrada equipe do Restaurante Oui Oui, onde permaneceu dois anos chegando a  sous chef.
   Em 2014 deu o grande salto na carreira quando foi para Nova Iorque (EUA), onde estudou no The Culinary Institute of America e trabalhou também por dois anos no Le Bernardin, 3 estrelas Michelin, do Espetacular Chef Eric Ripert, considerado por muitos o melhor restaurante de frutos do mar do mundo. Lá, Nilson aprendeu como tomar as melhores decisões e a buscar a perfeição dentro da cozinha. 
   O chef Nilson Chaves voltou para o Brasil esse ano e ajudou a abrir o Tangará, em São Paulo, restaurante que tinha como chef Jean Georges.  Na sua terra natal, Vassouras/RJ inaugurou com um ótimo jantar o belíssimo e aconchegante Bistrô Casa do Lago, da proprietária Rachel Porto. 
   Hoje ele está de mudança para o Rio de Janeiro onde irá assumir como sous chef de Alberto Landgraf no bairro Botafogo.  Analisando o panorama e as perspectivas da gastronomia no Vale do Café, e falando sobre o próprio futuro no Brasil, Nilson afirma que desde que começou a trabalhar nesse ramo sempre visou trabalhar com pessoas que o inspirassem ser a cada dia um cozinheiro melhor.  Pretende no futuro ter seu próprio restaurante, pequeno e aconchegante e que sirva as próprias inspirações dentro de um prato.        Ele acredita que ainda engatinhamos mas fica feliz com as iniciativas que tem visto surgir.  Fala inclusive dos bons produtos que tem surgido por aqui no ramos de alimentos e bebidas  como as cachaças Pilão, Carvalheira, Werneck, Magnífica, Vieira & Castro dentre várias outras.  Nilson tem visto um movimento importante de pessoas investindo e se empenhando para melhorar a comida regional.  Enxerga que nos produtos aqui fabricados juntamente com uma mão de obra mais qualificada e principalmente na união, teremos melhores chances de visibilidade no estado quiçá nacionalmente. Segundo ele, produzimos  cogumelos, pupunha, embutidos, produtos orgânicos, cerveja, e as já famosas cachaças, mostrando que o trabalho bem feito dá excelentes resultados. Nilson valoriza tanto a produção local que ao ser  perguntado sobre como melhorar a gastronomia regional, a resposta é curta e direta: “utilizando nossos produtos”. Vejo neste grande chef paixão pela cozinha e por nossa região e fico feliz por ter mais um parceiro para seguir avançando na gastronomia de nossa região. Seja bem vindo de volta ao Brasil chef Nilson Chaves!

 


 

Imagem da Galeria Chef Nilson Chaves
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!