Português (Brasil)

Vassouras vai sediar 17ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Vassouras vai sediar 17ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Data de Publicação: 2 de julho de 2024 11:02:00

Compartilhe este conteúdo:

   Em agosto de 2024 Vassouras vai sediar um dos maiores eventos da astronomia mundial. A 17ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, cujo Brasil é o país sede e Vassouras a cidade escolhida para recebê-la. A  Olímpiada acontecerá de 17 a 27 de agosto, e será organizada pelo Observatório Nacional, uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

   A IOAA é a maior olimpíada de astronomia do mundo e dela participam estudantes do Ensino Médio de mais de 50 países. Em 2024, em agosto, Vassouras será a sede desta competição internacional e os cidadãos vassourenses serão os anfitriões destes competidores.

    A IOAA é uma Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na qual competem equipes de até 5 alunos de Ensino Médio representando seus respectivos países. A olimpíada consiste em uma parte teórica, com aproximadamente 15 questões curtas e 2 ou 3 questões longas, e uma parte prática, com uma prova observacional e uma de análise de dados. Também é realizada uma prova em grupo, que não conta para a pontuação geral da olimpíada.

     A partir das pontuações dessas provas são distribuídas medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, além de prêmios especiais para os alunos que se destacam com a maior pontuação global e com os melhores desempenhos individuais na prova teórica e na experimental. A equipe com melhor desempenho na prova em grupo também recebe um prêmio.

    No Brasil, a seleção das equipes da IOAA é feita a partir da OBA. Em torno de 5000 alunos com melhores desempenhos na olimpíada nacional, são convidados para participar de uma etapa inicial de seleção que consiste em provas online. A partir destas provas são selecionados cerca de 100 alunos para participarem de provas presenciais em Barra do Piraí. Os 40 alunos com melhores notas nessa fase serão classificados para mais dois treinamentos em Vinhedo, SP, que possuirão provas semelhantes as da fase anterior, entretanto mais difíceis. Conforme o desempenho nesses treinamentos, serãoselecionados os representantes para a IOAA.

     A IOAA atrai jovens estudantes para o mundo da astronomia e astrofísica, despertando a curiosidade e o interesse por ciência e tecnologia. Promove o aprendizado: A preparação para a competição estimula o estudo aprofundado de conceitos complexos, incentivando o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico. Inspira carreiras científicas: A participação na IOAA pode inspirar jovens a seguir carreiras em áreas científicas, contribuindo para o desenvolvimento de futuros pesquisadores e profissionais.

     A IOAA reúne estudantes de diferentes países e culturas, promovendo o intercâmbio de ideias, experiências e conhecimentos. Fortalece a cooperação: A competição incentiva a colaboração entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes nações, contribuindo para o avanço da pesquisa e da educação em astronomia e astrofísica.

    O evento colabora com a divulgação científica internacional. A IOAA chama a atenção do público para a importância da astronomia e astrofísica, áreas de conhecimento fundamentais para a compreensão do universo e do nosso lugar nele. Valoriza também a ciência. A competição destaca o papel da ciência na sociedade, mostrando como ela pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social.

 

Histórico

 

     A primeira IOAA foi realizada de 30 de novembro a 9 de dezembro de 2007, para comemorar o 80º aniversário de nascimento do Rei Bhumibol Adulyadej da Tailândia e o 84º aniversário de nascimento da Princesa Galyani Vadhana da Tailândia. Azerbaijão, Bangladesh, Bielorrússia, Bolívia, Brasil, China, Grécia, Índia, Indonésia, Irão, Coreia do Sul, Laos, Lituânia, Myanmar, Polónia, Roménia, Singapura, Eslováquia, Sri Lanka, Tailândia e Ucrânia participaram na primeira IOAA. O Conselho Internacional, composto pelos líderes de todos os países participantes, adotou formalmente os estatutos da IOAA. O conselho internacional também elegeu, para um mandato de cinco anos, um Presidente (Dr. Boonrucksar Soonthornthum, Tailândia) e um Secretário Geral (Dr. ChatiefKunjaya, Indonésia).

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!