Português (Brasil)

A Dama Negra da música brasileira

A Dama Negra da música brasileira

Data de Publicação: 1 de junho de 2017 11:07:00 Seção Resenha

Compartilhe este conteúdo:

Clementina é do Vale do Café, do Brasil e do mundo...

    A valenciana que foi para o Rio de Janeiro com 10 anos de idade só despontou no cenário musical profissional aos 62 anos “descoberta” pelo poeta e produtor Hermínio Belo de Carvalho. Mas sua vida inteira foi permeada pela música fosse por meio da ancestralidade e das vivências com a avó e a mãe, fosse pelos lugares que frequentava, e pelas pessoas com as quais convivia.
    Clementina de Jesus era descendente direta de ex-escravos. Quelé, como era carinhosamente chamada, levava  consigo toda a bagagem cultural de um povo. A “Rainha Ginga” era portadora de um conjunto de saberes que chegou até ela por meio da oralidade de seus ancestrais. Cantos de trabalho, curimas (como ela chamava as curimbas), pontos de umbanda e candomblé, pontos de Jongo e cantigas populares faziam parte do repertório de Clementina. 
    A saga de Quelé é narrada de forma minuciosa na sua primeira biografia lançada no início de 2017. Escrita por quatro autores,  Felipe Castro, Janaína Marquesini, Luana Costa e Raquel Munhoz a obra é fruto de um trabalho de conclusão dos quatro no curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo.
    Sucesso de vendas, a primeira edição do livro está esgotada e já está em andamento uma segunda impressão. O livro traz uma importantíssima contribuição para a história do negro no Brasil e a história da música popular brasileira. O escritor e historiador Luiz Antônio Simas anota o seguinte na orelha do livro: “O canto de Clementina de Jesus sugere reflexões sobre o processo de desafrincanização que o samba sofreu ao longo da sua história. (...) A turma que fez este trabalho não escreveu apenas uma biografia da mãe Quelé. O que estas páginas apresentam é um relato fundamental para se contar a história da nossa música e dos saberes africanos redimensionados”.
    A obra está disponível para venda nas principais livrarias do país. No Vale do Café você encontra em qualquer uma das unidades da Livraria Cia do Livro.

Título: Quelé, a voz da cor - Biografia de Clementina de Jesus
Autores(as): Felipe Castro, Janaína Marquesini, Luana Costa, Raquel Munhoz
Editora: Civilização Brasileira
Ano: 2017
364 páginas

Imagem da Galeria Clementina de Jesus
Imagem da Galeria Busto de Clementina de Jesus em Valença.
Imagem da Galeria Capa do Livro "Quelé, a Voz da Cor. Biografia de Clementina de Jesus"
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!