Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Associação Cultural Barão de Ayuruoca presta homenagens em Sapucaia
Data de Publicação: 1 de dezembro de 2017 11:02:00 Solenidade se transformou em marco de resgate da história da cidade
Na segunda-feira (18/09/17) a Associação Cultural Barão de Ayuruoca realizou no Plenário da Câmara Municipal de Sapucaia, uma solenidade para entrega de comenda honorífica outorgada a autoridades e pessoas que de algum modo vem contribuindo para fomentação da cultura e história da cidade, estando aptas e receptivas a desenvolver trabalhos de inclusão social nas áreas de educação e cultura do município.
Dirigida por Angela Feingold, tataraneta do próprio barão, a Associação Cultural Barão de Ayuruoca, fundada a pouco mais de um ano, possui sua sede na cidade de Mar de Espanha – MG e tem como objetivo estudar a origem do Estado Brasileiro e seu desenvolvimento através da história do Brasil, ressaltando os seus grandes vultos e promovendo o intercâmbio cultural com estudos interdisciplinares e a manutenção da história e do legado do Coronel Custódio Ferreira Leite, o barão de Ayuruoca, divulgando, por meio de livros, artigos, comunicados de imprensa, cursos e congressos, a história vivenciada pelo barão no século XIX.
Em noite de muito glamour para cultura sapucaiense alguns membros da Academia de letras e artes de Paranapuã, com sede no Rio de Janeiro, que também fazem parte da diretoria da associação, participaram do evento, como foi o caso da escritora Marice Prisco, Presidente da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (1ª Secretária da Associação Cultural Barão de Ayuruoca), Flavia Mariath - Diretora Tesoureira da Associação Cultural Barão de Ayuruoca, Vice-presidente da ALAP (Academia de Letras e Artes de Paranapuã) e Diretora Secretária da Casa das Beiras, Wagner Fràguas - Membro do Conselho Fiscal da Associação Cultural Barão de Ayuruoca e Diretor Patrimonial da ALAP (Academia de Letras e Artes de Paranapuã) e Vera Regina de Carvalho Silva - 2ª Secretária da Associação Cultural Barão de Ayuruoca e Assessora da Presidência Nacional da ALAP (Academia de Letras e Artes de Paranapuã).
Convidado pela presidente da associação o jornalista Sérgio Campante falou sobre o livro que pretende lançar contando a história da cidade que terá o título: “Sapucaia e os caminhos para construção de uma ponte sobre o rio Paraíba”, discorrendo sobre a importância do Barão de Ayuruoca para a criação da cidade de Sapucaia e também para região centro sul fluminense.
Campante revelou fatos históricos inéditos sobre a construção da estrada entre Magé e Sapucaia, feita pela Companhia criada pelos irmãos Francisco Leite Ribeiro e Custódio Ferreira Leite (Barão de Ayuruoca) em 1836, que levou a construção de uma ponte sobre o rio Paraíba do sul a partir de 1838, sendo responsável pela povoação do local que mais tarde se transformaria na cidade de Sapucaia.
Na ocasião foram homenageados o Prefeito Fabrício Baião (PMDB) o vice-prefeito Chiquinho (PMDB), vereadores, secretários e pessoas ligadas à cultura. A Promotora de Justiça, Dra. Sheila Cristina Vargas Ferreira, não compareceu ao evento, mas justificou enviando ofício se desculpando pela ausência. O Juiz de Direito da Comarca de Sapucaia, Dr. Luiz Olímpio Mangabeira Cardoso, que também seria homenageado não compareceu ao evento devido a um desencontro de informações, porém nesta quarta-feira (20/09) recebeu no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Sapucaia a comenda honorífica das mãos da presidente da Associação, Angela Feingold.
A Presidente da Associação, Angela Feingold, presenteou o prefeito Fabrício Baião e o Presidente da Câmara de Sapucaia, vereador Warner Pereira Gomes com uma réplica do retrato pintado a óleo do barão de Ayuruoca, patrono da Associação, como forma de homenagear o município de Sapucaia por reconhecer a importância dele para a criação da cidade.
Quem foi Barão de Ayuruoca?
Custódio Ferreira Leite, nascido em São João Del Rey (Minas Gerais) em 1782. Era bacharel em Direito, fazendeiro, Capitão-mor, Major e Coronel da Guarda Nacional. Foi agraciado com o título de barão de Ayuruoca pelas mãos do Imperador Dom Pedro II em Decreto de 14 de maio de 1855, pelo sua grande contribuição ao desenvolvimento do Vale do Paraíba, construindo estradas, escolas, templos e monumentos; Era comendador da Ordem de Cristo. Tanto o Imperador D. Pedro I, como seu filho, D. Pedro II, o distinguiam com uma particular amizade. Teve grande destaque em várias cidades do Vale do Café como Vassouras, Barra Mansa, Sapucaia e Valença.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?