Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Casa do Lago Empório & Bistrô
Data de Publicação: 1 de janeiro de 2018 11:02:00
Por Chef Leo Moraes*
O conceito original dos bistrôs, surgiu na França, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mulheres – para complementar a renda familiar - começaram a abrir as portas de suas casas para servir refeições caseiras ao público, enquanto seus maridos iam para o front. Um autêntico bistrô, tem poucas mesas, o ambiente é rústico e aconchegante, a família se divide para trabalhar na cozinha e no salão. Escrito num quadro-negro com giz branco, o cardápio varia de acordo com os produtos da estação, não tem muito mais do que cinco ou seis opções e a comida é sempre bem caseira. Não há muitos garçons para paparicos, mas o serviço é simpático e ágil.
Mais do que um tipo de restaurante, o termo bistrô descreve a filosofia de determinados estabelecimentos, onde a regra é comer bem, sem grandes invencionices nem técnicas da cozinha moderna. Além disso, grande parte do charme de um bistrô é o cliente, invariavelmente, se sentir em casa. Bem diferente do que, muitas vezes, encontramos por aí, já que no Brasil o termo tem sido frequentemente confundido com restaurantes caros e sofisticados.
A Casa do Lago Empório & Bistrô, em Vassouras, surgiu no intuito de trazer o conceito original do termo, e funciona desde agosto de 2017 com jantares divididos em etapas - geralmente cinco - harmonizados ou não, a ótimos preços. Por lá já passaram chefs como Nilson Chaves, João Freitas, Ravi Leite, Fred Tibau. Rachel Porto, proprietária, quis criar um ambiente com atmosfera descontraída, informal, sofisticado, com bons rótulos de vinhos, bom atendimento, alta gastronomia, música ambiente de qualidade e bons preços. Mas como conseguir tudo isso a preços baixos? Ela priorizará produtos artesanais, produtos locais e produzirá tudo que puder na cozinha e no quintal do bistrô (massas, pães, geleias, molhos, biscoitos, ervas, hortaliças...). Além disso, fará questão de servir água de graça, conceito que vi em alguns países fora do Brasil, já que tem um poço com água potável no sítio de sua família.
A partir de 2018 o Bistrô funcionará uma vez por semana, somente com reservas, seguindo a linha original dos restaurantes deste gênero: pratos clássicos e reconfortantes em ambiente aconchegante a bons preços. E os planos de Rachel para o próximo ano não param por aí. Na lista de prioridades futuras está o Clube do Vinho. Um verdadeiro presente para os apreciadores da bebida, que terão o privilégio de degustar excelentes rótulos e pagar bons preços por eles, além do contato direto com diversos Sommelieres, que enriquecerão o ambiente com aulas e degustações.
Em novembro tive o prazer de conhecer e realizar um jantar na casa com menu autoral. Tudo muito bem organizado e supervisionado pela proprietária. É um projeto ousado e trabalhoso que tem tudo para dar certo. Ficarei na torcida para que todos os objetivos sejam alcançados com sucesso, pois a Casa tem tudo para se tornar uma grande referência na região do Vale e principalmente na cidade de Vassouras. Vale a pena conferir.
Quem quiser acompanhar de perto o desenvolvimento de todo este projeto, é só seguir a Casa do Lago nas redes sociais.
Facebook: casadolagobistro e Instagram: @casadolago_ / O telefone para reservas é (24) 99938-8111.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?