Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Cozinha Histórica com Ana Roldão - Eça de Queiroz
Data de Publicação: 1 de abril de 2017 11:09:00 Cozinhar e alimentar as pessoas, é um ato de amor!
“... a poesia e a cozinha são irmãs!”
Eça de Queiroz
Eça de Queiroz (1845- 1900) é o autor de língua portuguesa que mais escreveu e descreveu cenas de comida em suas obras, não foi um cozinheiro, mas deixou sua marca na cozinha portuguesa.
A gastronomia teve um papel importante na literatura de língua portuguesa, e Eça de Queiroz é um dos seus autores exemplares. Para ele a culinária é um tema de extrema importância. Pela “grande vocação de gourmet”, Eça de Queiroz projetou em sua obra e em seus personagens a delicadeza de paladares exigentes e a descrição de cenas de almoços e jantares que deleitam os seus leitores com os detalhes minuciosos de lautos banquetes e a preparação de pratos nas cozinhas do século XIX.
A descrição das cenas de comida nos elucidam dos costumes sociais da época, além claro dos comportamentos gastronômicos dos personagens e a importância da culinária na obra queiroziana. Vários são os endereços gastronômicos frequentados pelo autor e por suas personagens. O restaurante do Hotel Central em Lisboa por exemplo, em que João da Ega oferece o jantar ao Cohen, em Os Maias, teria sido o mesmo em que Eça de Queiroz pediu a mão de sua esposa Emília.
No Brasil, Machado de Assis, afirmou numa critica ao “O Primo Basílio”, publicada em 1878, “que as cenas gastronômicas em Eça de Queiroz estruturam o ambiente moral e material e servem à caracterização das personagens, ao desenvolvimento do enredo e ao exercício da crítica e da sátira. Assim, a cozinha, em certa medida, ordena o universo narrativo de Eça e revela uma importante possibilidade de interpretação de seu projeto de representação da sociedade portuguesa.”.
E para homenagear este gênio da literatura de língua portuguesa escolhi uma receita de uma sobremesa que é referência da doçaria portuguesa: Ovos moles!
Vamos colocar a mão na massa?
Ovos moles
Ingredientes
400 g. de açúcar
250 ml de água
12 gemas
1 casca de limão
Modo de preparo
Fazer a calda com a água, açúcar e a casca de limão em fogo baixo, sem mexer por mais ou menos
10 minutos;
Retirar e deixar esfriar;
Juntar as 12 gemas passadas na peneira;
Colocar no fogo baixo mexendo com cuidado até ferver, reservar e colocar na geladeira.
Servir enfeitado com canela ou amêndoas!
Até á próxima cozinha histórica e bom apetite!
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?