Português (Brasil)

Fazenda Florença: onde a história, a cultura e o lazer se encontram

Fazenda Florença: onde a história, a cultura e o lazer se encontram

Data de Publicação: 1 de dezembro de 2017 11:03:00 Empreendimento de excelência, é referência no Vale do Café

Compartilhe este conteúdo:

    Um dos pioneiros na transformação de uma fazenda histórica do Vale do Café em empreendimento turístico e hoteleiro, o dentista e professor universitário aposentado Paulo Roberto dos Santos, 66 anos, aproveitou muito bem a vocação da região para o turismo. Ele chegou na região há cerca de 20 anos e 6 anos depois de ter chegado iniciou o projeto que transformou a histórica Fazenda Florença, em Conservatória, em um hotel fazenda que é referência no Brasil e no mundo e oferece ricas e múltiplas experiências a quem se hospeda ali, ou vai somente para visitar.
    A Fazenda Florença é interessante por muitos motivos, mas o ponto central ali é o café e os elementos que dialoga ram com ele historicamente e dialogam ainda hoje. Paulo Roberto enxergou bem longe quando teve a ideia de criar um hotel. Compreendeu o filão que seria o turismo no Vale do Café, principalmente em Conservatória, investiu e o resultado foi o grande e atrativo empreendimento no qual a fazenda se tornou.
    Muito bem localizada, a fica há somente 2 Km do centro de Conservatória, no município de Valença/RJ, com acesso pela rodovia do contorno, RJ 145. Fica perto das principais cidades turísticas do Vale do Café, Vassouras, Barra do Piraí (distrito de Ipiabas), Volta Redonda, Rio das Flores. E bem próxima também do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Juiz de Fora e Belo Horizonte.
    Segundo o Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense, a Fazenda Florença foi fundada pelo comendador Anastácio Leite Ribeiro, irmão da Baronesa de Itambé e do Barão de Ayuruoca. Em 1852 passou por herança para o seu filho José Leite Ribeiro. Na sede destaca-se um imponente alpendre, de influência italiana, encimado por um frontão que é sustentado por colunas de madeira trabalhada. José Leite Ribeiro viveu até 1861, ficando a fazenda com seus herdeiros até o final do século. Dos herdeiros de José Leite Ribeiro ela passou à família Castro e no final da década de 90 se tornou propriedade de Paulo Roberto dos Santos.

Uma preciosidade
    A quantidade de entretenimento e opções oferecidas na Fazenda Florença é muito grande. Mas entre as várias atrações, a visita guiada pelo casarão leva o turista para uma viagem detalhada e minuciosa pela história do Brasil. Principalmente se a visitação for conduzida pelo proprietário, Paulo Roberto. O dentista faz impecavelmente o papel de guia de turismo e historiador. Conhece muito bem a história do Brasil e do Vale do Café, e conta a história de qualquer objeto que tem dentro do casarão. Da mobília, aos utensílios e peças de decoração, que não são poucos. Paulo Roberto tem ali peças raras como um móvel costureiro inglês estilo chinoiserie (imitando a arte chinesa) com peças em marfim. A riqueza de detalhes nas peças de marfim é impressionante e retrata cenas de costureiras chinesas trabalhando. Mas o que chama mais atenção é um berço barroco do século XIX, um dos únicos existentes ainda no Brasil. Uma verdadeira preciosidade. Assim como essa há outras peças e obras de arte que impressionam.
    Há ainda na visitação dentro do casarão, uma sala de jantar reconstituída minimamente com a mesa posta e ocupada por esculturas em tamanho natural do Imperador Dom Pedro ll, da Imperatriz Tereza Christina, da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, todas elas elaboradas pelo artista Jerônimo Magalhães. O nível de realidade das peças convence assustadoramente. A impressão é que uma delas vai ser virar em direção ao visitante a qualquer momento. Vale muitíssimo uma visita guiada pelo casarão.


Estrutura de qualidade, conforto e gastronomia premiada
    Para aqueles que muito mais do que uma visita querem permanecer por ali, o Hotel Fazenda Florença oferece uma variedade de opções, estruturadas e decoradas com muito bom gosto para oferecer conforto e tranquilidade. A Ala das Roseiras é composta por 16 apartamentos localizados no térreo, sem varanda individual. Todos têm ar condicionado, frigobar, TV LCD de plasma de 32 polegadas, ventilador de teto, camas king size e telefone. Já na Ala das Quaresmeiras os apartamentos são maiores, além de possuírem varanda. Eles ficam localizados tanto no térreo quando no segundo andar. A Ala das Nolinas é a mais recente e tem cinco apartamentos com varanda, duas suítes, sendo uma delas a Júnior com 70 metros quadrados e uma suíte Master, com 120 metros quadrados. Todos os apartamentos são decorados e equipados com ar refrigerado, ventilador de teto, frigobar, telefone, televisão de 32 polegadas, camas king size e aquecedores nos banheiros e Sky em todos os apartamentos.
    Há na fazenda uma capela dedicada à São José de Botas, construída por Paulo Roberto, onde podem ser realizados casamentos, batizados e outras cerimônias.
    A gastronomia é outro ponto alto. O dia no hotel se inicia com um farto e delicioso café da manhã que inclui leite, chocolate e café; vários tipos de pães, bolos e geléias feitos na própria fazenda; frios, queijo, coalhada, iogurtes e manteiga; além de frutas e mel produzido na própria região. No almoço e no jantar são servidos pratos saudáveis e saborosos da cozinha mineira e da cozinha italiana, acompanhados por maravilhosas saladas elaboradas com produtos orgânicos cultivados ali mesmo na Florença. A comida é feita no fogão a lenha, assim como os doces feitos em “tachos” de cobre. O almoço é servido no restaurante do hotel (Dom João) que foi indicado pelo Guia 4 Rodas em 2011 como o melhor restaurante de Conservatória. Como se não bastasse, há ainda jantares de época fielmente reproduzidos pelos chefs José Roberto Mariano e Luiz Ricardo de Souza a partir da reprodução de receitas do século XIX. Menus de jantares históricos como o Baile da Ilha Fiscal são meticulosamente elaborados e servidos aos convidados. Uma experiência sensorial única. Uma verdadeira viagem no tempo.


Para além da história e da cultura… Natureza e diversão
    Não faltam opções no Hotel Fazenda Florença para todos os gostos e idades. Lá encontram-se inúmeras opções que valorizam o contato com a história, a cultura, a gastronomia, com a natureza e com os animais. Para as crianças há fazendinha com visitas guiadas, recreação, passeio de charrete, parquinho, brincadeiras de roda, pique, oficinas de desenho, de queijo, de biscoitos e uma Brinquedolândia, espaço projetado especialmente para a criançada com uma infinidade de brinquedos.
     Para a família há a visita guiada pelo casarão histórico e os Saraus, que apresentam uma teatralização com música e conta parte da história do Brasil e do Vale do Paraíba. Aliás, o Sarau é uma atração à parte. São 10 Sarau diferentes. O hotel conta também quadras de esporte, campo de futebol, piscinas, sendo uma para bebês e outra térmica, bar, sauna, salão de jogos, sala de massagem e sala fitness com modernos aparelhos.

    A Florença faz parte do Tour da Experiência, cujos produtos cadastrados são o Sarau Imperial, Visita Guiada e o Jantar da Imperatriz. Faz também do Roteiros do Charme, um seleto grupo de 70 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos situados, do Norte ao Sul do Brasil, em 16 estados e 60 destinos turísticos. É importante ainda citar que o Hotel Fazenda Florença é o único do sul do estado que faz parte do Guia Michelin.
    A nova grande sacada, não só de Paulo Roberto, mas de outros empreendedores no Vale do Café, foi a reintrodução do Café no Vale. Café especial. Trata-se de um projeto piloto do Sebrae/RJ que prevê o plantio de café especial no Vale em pequena escala. Um diagnóstico prévio selecionou cinco propriedades para o início do projeto, entre elas a Fazenda Florença que está bem adiantada no processo. Paulo Roberto começou o projeto com 6 mil mudas, que já começaram a crescer, mas já reservou espaço para plantar mais 20 mil pés. Há ainda um jardim varietal (jardim de variedades) com diversas espécies de café, inclusive a espécie trazida para o Brasil por Francisco Melo Palheta no século XVIII.


Serviços
- Hospedagem
- Visitação guiada
- Sarau histórico (música e teatro)
- Gastronomia
Localização: Conservatória - Valença/RJ (rodovia do contorno) há 2 Km de Conservatória.
Contatos: (24) 2438-0124 / (24) 2438-1195 / (24) 2438-0015 /
(24) 98865-4605 / (21) 97677-5441
Site: http://hotelfazendaflorenca.com.br
Email: contato@hotelfazendaflorenca.com.br

Imagem da Galeria Fazenda Florença
Imagem da Galeria Paulo Roberto dos Santos
Imagem da Galeria Visitação na Fazenda Florença
Imagem da Galeria Fazenda Florença
Imagem da Galeria Peça do acervo
Imagem da Galeria Sala de jantar, Fazenda Florença
Imagem da Galeria Capela construída por Paulo Roberto
Imagem da Galeria Jantar de época na Fazenda Florença
Imagem da Galeria Gastronomia, Fazenda Florença
Imagem da Galeria Plantação de Café
Imagem da Galeria Plantação de Café
Imagem da Galeria Área Externa da Fazenda Florença
Imagem da Galeria Sarau na Fazenda Florença
Imagem da Galeria Paulo Roberto com trajes de época
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!