Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Fazenda Florença: onde a história, a cultura e o lazer se encontram
Data de Publicação: 1 de dezembro de 2017 11:03:00 Empreendimento de excelência, é referência no Vale do Café
Um dos pioneiros na transformação de uma fazenda histórica do Vale do Café em empreendimento turístico e hoteleiro, o dentista e professor universitário aposentado Paulo Roberto dos Santos, 66 anos, aproveitou muito bem a vocação da região para o turismo. Ele chegou na região há cerca de 20 anos e 6 anos depois de ter chegado iniciou o projeto que transformou a histórica Fazenda Florença, em Conservatória, em um hotel fazenda que é referência no Brasil e no mundo e oferece ricas e múltiplas experiências a quem se hospeda ali, ou vai somente para visitar.
A Fazenda Florença é interessante por muitos motivos, mas o ponto central ali é o café e os elementos que dialoga ram com ele historicamente e dialogam ainda hoje. Paulo Roberto enxergou bem longe quando teve a ideia de criar um hotel. Compreendeu o filão que seria o turismo no Vale do Café, principalmente em Conservatória, investiu e o resultado foi o grande e atrativo empreendimento no qual a fazenda se tornou.
Muito bem localizada, a fica há somente 2 Km do centro de Conservatória, no município de Valença/RJ, com acesso pela rodovia do contorno, RJ 145. Fica perto das principais cidades turísticas do Vale do Café, Vassouras, Barra do Piraí (distrito de Ipiabas), Volta Redonda, Rio das Flores. E bem próxima também do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Juiz de Fora e Belo Horizonte.
Segundo o Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense, a Fazenda Florença foi fundada pelo comendador Anastácio Leite Ribeiro, irmão da Baronesa de Itambé e do Barão de Ayuruoca. Em 1852 passou por herança para o seu filho José Leite Ribeiro. Na sede destaca-se um imponente alpendre, de influência italiana, encimado por um frontão que é sustentado por colunas de madeira trabalhada. José Leite Ribeiro viveu até 1861, ficando a fazenda com seus herdeiros até o final do século. Dos herdeiros de José Leite Ribeiro ela passou à família Castro e no final da década de 90 se tornou propriedade de Paulo Roberto dos Santos.
Uma preciosidade
A quantidade de entretenimento e opções oferecidas na Fazenda Florença é muito grande. Mas entre as várias atrações, a visita guiada pelo casarão leva o turista para uma viagem detalhada e minuciosa pela história do Brasil. Principalmente se a visitação for conduzida pelo proprietário, Paulo Roberto. O dentista faz impecavelmente o papel de guia de turismo e historiador. Conhece muito bem a história do Brasil e do Vale do Café, e conta a história de qualquer objeto que tem dentro do casarão. Da mobília, aos utensílios e peças de decoração, que não são poucos. Paulo Roberto tem ali peças raras como um móvel costureiro inglês estilo chinoiserie (imitando a arte chinesa) com peças em marfim. A riqueza de detalhes nas peças de marfim é impressionante e retrata cenas de costureiras chinesas trabalhando. Mas o que chama mais atenção é um berço barroco do século XIX, um dos únicos existentes ainda no Brasil. Uma verdadeira preciosidade. Assim como essa há outras peças e obras de arte que impressionam.
Há ainda na visitação dentro do casarão, uma sala de jantar reconstituída minimamente com a mesa posta e ocupada por esculturas em tamanho natural do Imperador Dom Pedro ll, da Imperatriz Tereza Christina, da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, todas elas elaboradas pelo artista Jerônimo Magalhães. O nível de realidade das peças convence assustadoramente. A impressão é que uma delas vai ser virar em direção ao visitante a qualquer momento. Vale muitíssimo uma visita guiada pelo casarão.
Estrutura de qualidade, conforto e gastronomia premiada
Para aqueles que muito mais do que uma visita querem permanecer por ali, o Hotel Fazenda Florença oferece uma variedade de opções, estruturadas e decoradas com muito bom gosto para oferecer conforto e tranquilidade. A Ala das Roseiras é composta por 16 apartamentos localizados no térreo, sem varanda individual. Todos têm ar condicionado, frigobar, TV LCD de plasma de 32 polegadas, ventilador de teto, camas king size e telefone. Já na Ala das Quaresmeiras os apartamentos são maiores, além de possuírem varanda. Eles ficam localizados tanto no térreo quando no segundo andar. A Ala das Nolinas é a mais recente e tem cinco apartamentos com varanda, duas suítes, sendo uma delas a Júnior com 70 metros quadrados e uma suíte Master, com 120 metros quadrados. Todos os apartamentos são decorados e equipados com ar refrigerado, ventilador de teto, frigobar, telefone, televisão de 32 polegadas, camas king size e aquecedores nos banheiros e Sky em todos os apartamentos.
Há na fazenda uma capela dedicada à São José de Botas, construída por Paulo Roberto, onde podem ser realizados casamentos, batizados e outras cerimônias.
A gastronomia é outro ponto alto. O dia no hotel se inicia com um farto e delicioso café da manhã que inclui leite, chocolate e café; vários tipos de pães, bolos e geléias feitos na própria fazenda; frios, queijo, coalhada, iogurtes e manteiga; além de frutas e mel produzido na própria região. No almoço e no jantar são servidos pratos saudáveis e saborosos da cozinha mineira e da cozinha italiana, acompanhados por maravilhosas saladas elaboradas com produtos orgânicos cultivados ali mesmo na Florença. A comida é feita no fogão a lenha, assim como os doces feitos em “tachos” de cobre. O almoço é servido no restaurante do hotel (Dom João) que foi indicado pelo Guia 4 Rodas em 2011 como o melhor restaurante de Conservatória. Como se não bastasse, há ainda jantares de época fielmente reproduzidos pelos chefs José Roberto Mariano e Luiz Ricardo de Souza a partir da reprodução de receitas do século XIX. Menus de jantares históricos como o Baile da Ilha Fiscal são meticulosamente elaborados e servidos aos convidados. Uma experiência sensorial única. Uma verdadeira viagem no tempo.
Para além da história e da cultura… Natureza e diversão
Não faltam opções no Hotel Fazenda Florença para todos os gostos e idades. Lá encontram-se inúmeras opções que valorizam o contato com a história, a cultura, a gastronomia, com a natureza e com os animais. Para as crianças há fazendinha com visitas guiadas, recreação, passeio de charrete, parquinho, brincadeiras de roda, pique, oficinas de desenho, de queijo, de biscoitos e uma Brinquedolândia, espaço projetado especialmente para a criançada com uma infinidade de brinquedos.
Para a família há a visita guiada pelo casarão histórico e os Saraus, que apresentam uma teatralização com música e conta parte da história do Brasil e do Vale do Paraíba. Aliás, o Sarau é uma atração à parte. São 10 Sarau diferentes. O hotel conta também quadras de esporte, campo de futebol, piscinas, sendo uma para bebês e outra térmica, bar, sauna, salão de jogos, sala de massagem e sala fitness com modernos aparelhos.
A Florença faz parte do Tour da Experiência, cujos produtos cadastrados são o Sarau Imperial, Visita Guiada e o Jantar da Imperatriz. Faz também do Roteiros do Charme, um seleto grupo de 70 Hotéis, Pousadas e Refúgios Ecológicos situados, do Norte ao Sul do Brasil, em 16 estados e 60 destinos turísticos. É importante ainda citar que o Hotel Fazenda Florença é o único do sul do estado que faz parte do Guia Michelin.
A nova grande sacada, não só de Paulo Roberto, mas de outros empreendedores no Vale do Café, foi a reintrodução do Café no Vale. Café especial. Trata-se de um projeto piloto do Sebrae/RJ que prevê o plantio de café especial no Vale em pequena escala. Um diagnóstico prévio selecionou cinco propriedades para o início do projeto, entre elas a Fazenda Florença que está bem adiantada no processo. Paulo Roberto começou o projeto com 6 mil mudas, que já começaram a crescer, mas já reservou espaço para plantar mais 20 mil pés. Há ainda um jardim varietal (jardim de variedades) com diversas espécies de café, inclusive a espécie trazida para o Brasil por Francisco Melo Palheta no século XVIII.
Serviços
- Hospedagem
- Visitação guiada
- Sarau histórico (música e teatro)
- Gastronomia
Localização: Conservatória - Valença/RJ (rodovia do contorno) há 2 Km de Conservatória.
Contatos: (24) 2438-0124 / (24) 2438-1195 / (24) 2438-0015 /
(24) 98865-4605 / (21) 97677-5441
Site: http://hotelfazendaflorenca.com.br
Email: contato@hotelfazendaflorenca.com.br
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?