Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Fazenda Santa Eufrásia
Data de Publicação: 1 de abril de 2016 11:14:00
Fazenda Santa Eufrásia: a história viva do período cafeeiro
Por Juliana Henriques*
Dentre as mais de vinte fazendas históricas do período áureo do café, a Santa Eufrásia é uma das mais belas e que resiste ao tempo esbanjando toda a beleza desse período e conservando as características marcantes da era cafeeira, tanto dentro do casarão quanto em seu encantador e majestoso jardim.
Situada na cidade de Vassouras, no Sul Fluminense, a fazenda teve sua construção iniciada em 1830, e é a única particular tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, IPHAN.
Quem nos recebe para uma agradável visitação é Elisabeth Dolson. À frente da Santa Eufrásia desde 2001, ela atende a todos carinhosamente na porta do casarão. Vestida com trajes de meados do século XIX, guia os visitantes pelos cômodos fazendo com que eles mergulhem no passado e sintam a atmosfera daqueles tempos.
Toda a casa possui mobília original do período e peças raríssimas. Na sala principal, onde eram realizadas as festas e saraus, móveis em modelo Luís Felipe e um piano de 1805 da marca John Brody Wood dão um charme à mais. Em alguns quartos pode-se admirar belíssimos armários em madeira de Vinhático e camas, da mesma madeira, torneadas em colo de cisne.
O casarão abriga ainda diversos utensílios que caíram no desuso como uma espátula para cortar as folhas dos livros que na época vinham coladas uma a uma, sendo necessário rasga-las cuidadosamente com esse objeto para que se pudesse ler. E um curioso fixador de manga, onde era possível degustar a fruta sem se sujar, bastava fixar o utensílio que mais lembra um saca-rolha, em sua semente, e girá-lo. Na sala de jantar a estonteante mesa com 22 lugares chama a atenção, além das peças de vestuário e cama que contabilizam mais de 100 anos. Essas e muitas outras curiosidades como adereços utilizados pelas sinhás, charretes, carruagens, objetos de uso doméstico e histórias podem ser descobertas na visitação da fazenda.
Elisabeth conta que atualmente foi retomado o plantio de café. “Ao todo são mais de 9 mil pés plantados e toda a colheita é direcionada à produção do pó de café artesanal e também dos licores que colocamos para degustação e venda aqui na fazenda”, diz.
Caminhando pelos jardins da fazenda podemos notar o quão rica é a flora desse lugar. Elisabeth faz questão de apontar todas que vê e dizer seu nome, origem e como veio parar na fazenda. “Aqui tem um pouco de tudo: saputi, jaca, vinhático, cedro, bengala, mangueiras, bouganville e o incomum café!”, brinca. Beth, como gosta de ser chamada, conta ainda que originariamente a fazenda tinha apenas alguns pinheiros, “os fazendeiros não gostavam de muitas árvores, pois essas faziam muita sombra e atrapalhavam a secagem do café”, explica a anfitriã.
Hoje, a Santa Eufrásia está aberta aos turistas e possui três programas: a visitação, o piquenique e a música na fazenda. Na visitação que dura entre uma hora e meia e duas horas, o turista passeia por dentro da casa, também em sua área externa, guiado pela anfitriã Elisabeth, onde curiosidades e histórias sobre o lugar são contadas por ela vestida à caráter. Ao fim do tour é servido um farto lanche em um dos salões da casa, com direito à broa com calda de limão, banana desidratada, geleias, biscoitos, café, chá, bombocado, doce de leite, cavaquinha, suspiros, queijos, rapadura para adoçar, sendo algumas dessas delícias feitas na própria fazenda. Já o piquenique, também conta com esse passeio dentro e fora do casarão, mas ao final é feito um grande piquenique no jardim, com tudo que se tem direito e jogos tradicionais, como craquelet (muito parecido com o críquete) e peteca! A ‘música na fazenda’ é realizada no salão nobre onde há dois séculos se realizavam saraus, acontecem programações de violão clássico com café, chá e bolo servido após o show.
Vale ressaltar que a Fazenda Santa Eufrásia participa do Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial, projeto com certificação do Sebrae, RJ, que conta com roteiros que revisitam o período do Brasil Império com base nos conceitos do turismo da experiência. É uma nova proposta de conhecer destinos, em que as atividades seguem uma mesma linha temática e os passeios buscam o envolvimento do visitante com a história, aflorando os sentidos e emoções para que a experiência e o conhecimento adquirido fiquem guardados na memória.
Proprietários e história:
Construída para ser utilizada para o plantio de café, pelo Comendador Ezequiel de Araújo Padilha, a Fazenda possuía uma plantação com cerca de 192 mil pés de café. Famoso por sua extravagância, Ezequiel chegou a importar gôndolas de Veneza, na Itália, para usufruir de passeios românticos no açude local. Em 1905 o bisavô de Elisabeth comprou a propriedade e, ao optar pela criação de gado e exportação de carne para a Europa, acabou queimando todo o café. Em 1928 a fazenda então é comprada novamente e dada de presente pelos avós de Elisabeth Dolson, nossa anfitriã nessa visita, à seus pais e em 1932 quem assume a direção é sua tia, Alzirinha. Elisabeth está à frente da Santa Eufrásia desde 2001.
Sobre o nome da fazenda:
A fazenda recebeu o nome de Santa Eufrásia, em homenagem a santa turca, que nasceu em Constantinopla, em 380 d.c.
Manutenção e restauro:
Em 1970, o antigo Departamento Nacional de Estradas e Rodagens, queria abrir uma rodovia que adentraria os terrenos da Fazenda. Então, a única maneira de impedir tal ação foi recorrer ao IPHAN que imediatamente interviu e impossibilitou as obras.
Atualmente, a Gaspetro também entrou em contato com a proprietária para passar por suas terras um gasoduto. Foi feito um acordo e enquanto a fazenda seria cortada em uma parte pelo gasoduto a Gaspetro se comprometeria a restaurar a propriedade. Elisabeth acredita que ainda no primeiro semestre desse ano as obras iniciem.
SERVIÇO:
Visitas, tarifa e programação para 2016
Plantão Histórico, visitação:
As 2as feiras as 10h R$35,00 por pessoa.
Servimos cafe, chá de capim limão e bolo.
Visitação:
Agendamento com 24h de antecedência.
Visita aos jardins, cafezal, casa e um Lanche Imperial no final.
$45,00 por pessoa; mínimo de 2 pessoas, máximo a combinar.
Piquenique:
Em mesas com cestos com guloseimas tais como sanduiches, bolos, biscoitos, rapadura, doce de leite, cana de açúcar, frutas, etc. Jogos de gramado como croquet, peteca, frescobol, etc.
$55,00 por pessoa; mínimo 15 pessoas, máximo a combinar.
Musica na fazenda:
No salão nobre onde ha 2 séculos se realiza saraus, acontecem programações de violão clássico com café, chá e bolo servido após o show.
$65,00 por pessoa; mínimo 15 pessoas, maximo 50.
Todos os eventos tem a duração entre 1 e 2 hs.
Tel e SMS: 24-999-949494 ou 21-999-269619
Email: lisdolson@gmail.com ou fazsantaeufrasia@gmail.com
Endereço: BR 393, km 242
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?