Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Malvados Mortos: A história de uma insurreição e uma fuga bem sucedidas
Data de Publicação: 1 de setembro de 2017 11:06:00 Seção Resenha
Nossa indicação de leitura dessa edição vai para um livro que não pode mais ser encontrado nas livrarias e pontos de venda convencionais (pelo menos por enquanto): Malvados Mortos de João Luiz Duboc Pinaud. No site Estante Virtual e em outros sites na internet tem uma quantidade considerável. Mas a hora que esse tesouro for descoberto, ou redescoberto, vai esgotar bem rápido. Trata-se da saga romanceada da Insurreição de Manuel Congo, Mariana Crioula, Epifânio Moçambique e outros escravizados na primeira metade do século XIX entre 1838 e 1839 que terminou (será?) com o enforcamento de Manuel Congo em 6 de setembro de 1839 no largo dos enforcados em Vassouras/RJ. No local hoje existe um memorial erguido para lembrar do fato e homenagear Manuel Congo.
Pinaud escreveu antes desse outro título muitíssimo interessante sobre esse importante acontecimento histórico, chamado “Justiça e Insurreição Negra”. Mas com um viés mais jurídico e técnico. Em Malvados Mortos o autor está mais à vontade, com mais liberdade poética e criativa. Mas sem contudo deixar de se ater aos documentos e fatos históricos da época.
A primeira edição é de 1987 da Editora Expressão e Cultura. Foi republicada depois numa versão de bolso em 2001 na coleção páginas amarelas também da Expressão e Cultura. Vale muito a leitura!
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?