Português (Brasil)

Palacete Barão do Itambé

Data de Publicação: 1 de junho de 2017 11:06:00 Dossiê do Patrimônio Cultural

Compartilhe este conteúdo:

    Importante exemplar do patrimônio cultural do Vale do Café, o Palacete Barão de Itambé foi construído no final da década de 30 do século XIX por Joaquim José Botelho. Pouco se sabe sobre a história do responsável pela construção e tampouco os motivos pelos quais vendeu o solar que foi adquirido em 1859 por Francisco José Teixeira, o Barão de Itambé, pai do Barão de Vassouras e avô de Eufrásia Teixeira Leite, mulher que ficaria marcada na história vassourense.
    Situado na Rua Barão do Tinguá, nº 03, bem no centro histórico vassourense, em área de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o prédio foi adquirido pela Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve) em 1997 em estado precário e reformado ao longo dos anos. Sob o comando do Sr. Antônio Bahia, um dedicado e experiente mestre de obras da Fusve, com um talento especial para o trabalho com madeiras, a obra progrediu bastante mas ainda não foi totalmente concluída.
    A administração municipal de Vassouras iniciou a partir de 2014 as tratativas para utilização do prédio como equipamento cultural público, sede de algum órgão ligado à cultura ou ao turismo mas as negociações com a Fusve não foram à frente. Já no início do ano de 2017, o governo Severino Dias avançou nas negociações e conseguiu que fosse instalada ali  temporariamente a Casa de Cultura, a Biblioteca Municipal Maurício de Lacerda e o Espaço do Educador, ainda em fase de organização para abertura ao público. Para o Secretário de Cultura de Vassouras, José Alencar Gomes, o espaço tem grande relevância histórica para o município e o objetivo da Prefeitura é aproximar a comunidade do espaço através de atividades de preservação da memória e da identidade, criando oportunidades de vivências e possibilidades para todas as faixas etárias. “Será um local interativo de manifestações culturais, capacitações de profissionais da educação, oficinas, reuniões, exposições, bem como referência para leitura e pesquisa”, falou José Alencar.
    Algumas características dão contornos interessantes ao palacete. Um grande salão que tem as paredes cobertas com pinturas murais feitas pelo artista espanhol José Maria Villarongo por exemplo não tem paralelo. É o único caso na área urbana, talvez em toda a região. Há pinturas do mesmo autor também na Fazenda do Paraízo em Rio das Flores e na Fazenda do Bananal 
    No Dicionário Histórico do Vale do Paraíba Fluminense, o professor Olínio Coelho faz uma descrição minuciosa das características arquitetônicas marcantes da suntosa construção. O prédio segundo ele possui algumas características da arquitetura neoclássica implantada no Brasil pela missão francesa de 1816. Segundo Augusto da Silva Telles, um dos responsáveis pelo tombamento do centro histórico de Vassouras em seu estudo da construção residencial urbana em Vassouras, publicado na Revista do IPHAN nº16, em 1968, os cômodos de serviço e senzalas normalmente ficavam em construções isolados. No caso do Itambé os cômodos de serviço se localizam no corpo perpendicular à rua, em continuação à sala de jantar, e a senzala no porão, que, por causa do desnível do terreno, existe nos fundos casa. Telles anota ainda que o solar possui "A mais bem proporcionada entre as salas de visitas vassourenses (...) possuindo ela, belíssimo autêntico e delicado forro de estuque".
    O prédio sofreu ao longo dos anos as marcas de diversas intervenções. Uma parte importante das pinturas murais está se degradando com alguns dos painéis se perdendo no tempo. A Prefeitura assumiu o compromisso de pelo menos manter o que existe ainda das pinturas. A previsão de conclusão da manutenção, limpeza e organização do acervo literário é  o mês de junho, quando será realizada a abertura e a divulgação do calendário de atividades.

Imagem da Galeria Palacete Barão do Itambé
Imagem da Galeria Pinturas Murais feitas pelo artista espanhol José Maria Villarongo
Imagem da Galeria Pinturas Murais feitas pelo artista espanhol José Maria Villarongo
Imagem da Galeria Pinturas Murais feitas pelo artista espanhol José Maria Villarongo
Imagem da Galeria Pintura que hoje já não existe mais no Palacete
Imagem da Galeria Pinturas Murais feitas pelo artista espanhol José Maria Villarongo
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!