Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Rio das Flores promove encontro de historiadores e pesquisadores do Médio Vale do Paraíba Fluminense
Data de Publicação: 1 de dezembro de 2017 11:03:00
Com a colaboração de Thalita Serphi
Foi realizado em Rio das Flores o primeiro Encontro de historiadores e pesquisadores do Médio Vale do Paraíba Fluminense, promovido pelo Grupo de pesquisa O Vale do Paraíba e a Segunda Escravidão com o apoio da Associação Rioflorense de Turismo e da Secretaria Municipal de Turismo de Rio das Flores.
Promovido em setembro, na Casa de Cultura de Rio das Flores, o encontro teve como principal objetivo a integração entre estudiosos do tema, com pretensões futuras de criação de uma junta de conhecimentos e saberes.
Além de historiadores, participaram também representantes das propriedades rurais da Região, professores de história das redes públicas do município de Valença, ambientalistas, guias de turismo, alunos do Cederj graduandos dos pólos localizados nas cidades vizinhas, e ainda representantes de núcleos de estudos do Rio de Janeiro, e do Instituto Histórico e Geográfico de Vassouras.
Em um primeiro momento a mesa foi mediada por Ricardo Salles, Doutor em História pela UFF e tratou do grande número de estudos, pesquisas e publicações sobre o Vale do Café já realizadas e muitas outras ainda em andamento ou pré-construção que contribuem amplamente com a discussão e construção do conhecimento sobre os plantations escravistas no Vale do Paraíba oitocentista; escravos que constituíam a mão-de-obra empregada na produção; dos tratamentos aos beneficiamentos dos grãos, e de tudo o mais que se observava nos complexos agrícolas que comportam os antecedentes ao ciclo e os viés estabelecidos na região para a manutenção da exportação, como os caminhos e ranchos, e a própria ferrovia da antiga Freguesia de Santa Thereza.
Depois, a mesa redonda contou com a apresentação de pesquisas e resultados dos Historiadores Adriano Novaes e Annibal Magalhães, tratando de estudos voltados para a economia, transporte, e comunicação no Século XIX. Foi proposto por eles um panorama geral da antiga Freguesia de Santa Thereza contidos em mapas, acervos públicos e privados encontrados na região, e a formação geográfica do Vale do Rio Paraíba do Sul, do nascimento a sua derrocada, evidenciando e cristalizando uma cultura própria que, por sua vez, se sustentava em antigas variáveis culturais e sociológicas, calcadas no patriarcado.
O Evento ainda contou com o compromisso dos representantes de cada cidade presente para a criação de um congresso futuro abordando não só a história da região no século XIX, mas promovendo estudos de iniciativas pedagógicas e culturais mapeadas na região, desde peças de teatro, saraus de poesias e outras.
O lançamento do livro póstumo do escritor Paulo Lamego, intitulado “No fio da barba” marcou o encerramento do encontro. O livro de Lamego, falecido em 2012, conta é uma ficção sobre um tropeiro que transportava café entre os municípios de Rio das Flores e a Baixada Fluminense.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?