Português (Brasil)

Vida longa ao Choro em Mendes - RJ

Vida longa ao Choro em Mendes - RJ

Data de Publicação: 1 de outubro de 2016 11:11:00

Compartilhe este conteúdo:

    Considerado uma das primeiras manifestações musicais urbanas, populares do Brasil, o Choro (ou Chorinho) nasceu no século XIX a partir da mistura de uma cultura instrumental europeia com as práticas rítmicas trazidas da África pelos escravos. O gênero é considerado patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro e já tem um processo aberto no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para que seja considerado num futuro próximo também um patrimônio cultural imaterial brasileiro, assim como o Samba. Seu expoente maior é Alfredo da Rocha Vianna Filho, o mestre Pixinguinha, um dos maiores compositores e instrumentistas do Brasil.
    O município de Mendes, no Vale do Café, mantém há 12 anos um projeto chamado “Choro na Praça”. Idealizado pelo músico e instrumentista Alexandre Paiva, o evento acontece
religiosamente todos os domingos – faça chuva ou faça sol – na Praça Dr. João Néri e conta regularmente com a presença de nomes importantes do Choro e também do Samba. Quem quiser se aventurar também pode. É só chegar. O evento é aberto à participação de quem desejar, seja cantando ou arriscando em algum instrumento. O Choro na Praça é sobretudo um ambiente democrático. O repertório é um caso à parte e vai desde os precursores Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga até os contemporâneos Afonso Machado, Guinga, Hermeto Pascoal, Délcio Carvalho e outros.
    Quem faz as honrarias é o Passagem de Nível, grupo paralelo de Alexandre Paiva que é também cavaquinista do Galo Preto, conjunto que completou neste ano seu 40º aniversário e que acabou de gravar um novo disco com o lendário bamba Nelson Sargento. Para sacramentar e documentar esses 40 anos está sendo produzido um longa metragem pelo diretor Carlos Camacho em parceria com o diretor de fotografia José Dias e a montadora Natureza Cavalcanti.
    De acordo com Alexandre Paiva, ao longo dos anos o Choro na Praça em Mendes ganhou uma amplitude bem maior do que a ideia original já que o público o absorveu e exigiu coisa maior. E foi segundo ele uma coisa natural. Se durante anos o projeto penou com a falta de recursos, tendo sido custeado pelos próprios integrantes, agora a Prefeitura de Mendes patrocina, reconhecendo desta forma a importância cultural e turística do evento para o município.
    A iniciativa é um exemplo de que não é preciso valores absurdos para que um projeto seja grandioso e bem sucedido. A prova está no público que lota a praça todos os domingos e a quantidade expressiva de turistas – muitos estrangeiros! – que ali se acomodam para ouvir boa música, bebericar uma cervejinha gelada beliscando um dos melhores torresmos da região ou o indefectível bolinho de bacalhau crocante servido em generosas porções. E para as crianças tem churros feito na hora, quentinho, além de outras guloseimas. IMPERDÍVEL!!!


Serviço:


O que: Música ao vivo (choro e samba) com o grupo Passagem de Nível e convidados
Quando: Todos os domingos
Local: Praça Dr. João Néri (centro) Mendes/RJ
Horário: a partir das 11 horas da manhã
Quanto: Gratuito

Imagem da Galeria Grupo Passagem de Nível
Imagem da Galeria Tela "Chorinho" de Cândido Portinari
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!