Português (Brasil)

Café & Saúde

Data de Publicação: 1 de janeiro de 2017 11:10:00

Compartilhe este conteúdo:

Por Ligie Brito*

 

    Café expresso, café com leite, coado, pingado, capuccino, mocha… São tantas variações que fica até difícil escolher a mais saborosa. Vamos falar um pouco sobre essa bebida que é praticamente unanimidade entre os brasileiros.
    Sabe-se que o café é uma planta original do continente africano, das regiões altas da Etiópia, Kaffa e Enaria, sendo a provável origem do seu nome. Da Etiópia fora levado para a Arábia, espalhando-se por toda a Europa no século XVII, tornando-se popular devido ao uso na medicina para cura de diversos males. Seguiu sua expansão pelo mundo chegando às Américas e hoje tem os Estados Unidos como seu maior consumidor.
    No Brasil, entrou por Belém em 1727 e após percorrer toda a costa brasileira chega ao Rio de Janeiro , dando início a um dos principais marcos econômicos de nossa história, atingindo o Vale do Paraíba em meados 1820.
    Existem dois tipos de planta de café: Arábica e Robusta ( ou Conilon) . Os melhores cafés são do tipo Arábica por possuírem aroma e doçura intensos com muitas variações de acidez , corpo e sabor. Para se obter um café de qualidade é importante como os grãos são torrados e moídos.
    Dentro da alimentação funcional possui como principal ativo a cafeína, foco de estudos científicos quanto aos benefícios fornecidos. Sabe se que a cafeína potencializa a ação dos analgésicos, estando presente em medicações para alívio da dor de cabeça. Por ser rico em magnésio e Cromo , dois minerais importantes para a ação da insulina, o café parece ter efeito na regularização dos níveis de açúcar no sangue, favorecendo os pacientes portadores de diabetes mellitus. Está associado também à diminuição dos riscos de problemas como demências, principalmente a doença de Alzheimer. Esta ação cognitiva melhora a nossa concentração e desempenho nas atividades cotidianas tais como trabalho, atividade física e desempenho sexual. Há também melhora do funcionamento intestinal favorecendo pessoas com intestino preso. Estudos atuais demonstram seu efeito cardioprotetor além de estar envolvido na melhora da função hormonal, principalmente da testosterona.
    O café já foi eleito vilão, hoje é um aliado nutricional para prevenção de doenças e promoção de saúde. A recomendação é que se tome entre duas a cinco xícaras pequenas ao longo do dia .Mas cuidado, veja como este café é adoçado pois se houver exagero no adoçar suas propriedades nutricionais são perdidas, o melhor que seja consumido puro sem nenhum tipo de açúcar.

 

 

Imagem da Galeria Café
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!