Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Cachaça Vieira & Castro
Data de Publicação: 1 de dezembro de 2017 11:02:00 Quem disse que Cachaça não é coisa de mulher?
Há quem acredite que cachaça é coisa de homens e para homens. Lêdo engano! Muito comum, esse pensamento arcaico não faz mais o menor sentido! O panorama hoje é bem diferente de anos atrás. As mulheres estão ficando cada vez menos tímidas quando o assunto é o destilado mais famoso do Brasil. As confrarias e clubes de cachaça exclusivamente de mulheres tem aumentado em todo o país. Tem mulher não só bebendo - elas representam uma fatia importante desse mercado - e entendendo muito do assunto como tem mulher produzindo cachaça.
O Vale do Café tem as suas representantes. Nesta edição da Revista Vale do Café trouxemos a bela e jovem Aline de Castro Vieira, produtora da Cachaça Vieira & Castro em Rio das Flores/RJ. A paixão da moça começou bem cedo. Seu primeiro contato com a cachaça foi aos 15 anos de idade, quando foi apresentada à bebida pelo próprio pai que sempre foi um grande apreciador. “Sempre preferi os destilados e de todos os destilados o meu preferido é a cachaça. Nas reuniões em casa sempre tinha um barrilzinho de carvalho com cachaça”, conta Aline.
Montar um Alambique sempre foi o sonho do pai. Ela passou a compartilhar do sonho e resolveu arriscar. “Eu comprei a ideia dele. Largamos tudo e viemos para o interior produzir cachaça”. Agora recentemente o irmão de Aline também veio para a região e a família Vieira & Castro toca a produção pessoalmente - não há funcionários na produção direta.
Sempre com o objetivo de não perder a forma artesanal de fabricação, preservando altos padrões de limpeza e organização, o Alambique Vieira & Castro utiliza equipamentos de última geração no padrão “farmácia” dentro das normas exigidas pelo Ministério da Agricultura (MAPA).
“Preservamos a forma artesanal de fabricação. Utilizamos somente canas da nossa fazenda, plantadas com adubo natural e sem uso de fertilizantes químicos. Nossa fabricação despreza a “cabeça” e a “calda”, produzindo, numa alambicada lenta, com temperatura controlada, uma cachaça de puro coração” fala Aline entusiasmada com a boa repercussão de sua cachaça.
Aline acredita que além do tabu em relação às mulheres, há de um modo geral uma concepção muito errônea sobre a cachaça que é vista como uma bebida menos nobre pelo senso comum. “No imaginário do brasileiro a cachaça normalmente está associada a uma bebida forte, barata e de produção pouco complexa. Quando na verdade é justamente o contrário. Uma cachaça de qualidade possui uma imensa e complexa combinação de cores, sabores, cheiros e outras características que estimulam as mais diversas percepções sensoriais”, afirma Aline.
Para conhecer de perto o Alambique Vieira & Castro e degustar a cachaça produzida ali, basta agendar uma visita por telefone ou email. A propriedade fica na estrada do abarracamento (RJ-135) na gleba 1 da Fazenda União, histórica fazenda que pertenceu entre outros proprietários à Domingos Custódio Guimarães, o famoso Visconde do Rio Preto. Vale muito a pena conferir!
Serviço: Produção artesanal de cachaça / venda de cachaça / visitação guiada
Onde: Estrada do Abarracamento (RJ - 135), KM 24 / Rio das Flores-RJ
Contatos: (24) 97405-9109 / (24) 99939-0714
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você conhece a região Vale do Café/RJ?
Você conhece a região Vale do Café?