Português (Brasil)

A Magnífica cachaça do Brasil

A Magnífica cachaça do Brasil

Data de Publicação: 1 de abril de 2017 11:09:00 A história da cachaça mais famosa do Vale do Café e do homem por trás dela

Compartilhe este conteúdo:

    É na divisa entre os municípios de Vassouras, Miguel Pereira e Paty do Alferes que fica a Fazenda do Anil. Uma gigantesca propriedade com 110 alqueires de extensão, com altitude média de 800 metros acima do nível do mar, cercada por um bom pedaço de Mata Atlântica, ar e água puríssimos. Ali fica o nascedouro da Cachaça Magnífica, um produto do Vale do Café muito respeitado no Brasil e no mundo, criada por João Luiz Coutinho de Faria, há mais de 30 anos.
    E apesar da fazenda chamar a atenção pelo tamanho, o que impressiona mesmo é a história da cachaça produzida lá. Seja pela simplicidade do homem por trás dela, que conta minuciosamente cada pedacinho da trajetória de sucesso do rótulo, seja pelos caminhos que levaram João Luiz e a Magnífica ao lugar em que estão hoje.
    João Luiz é engenheiro, tem hoje 75 anos. Trabalhou durante muito tempo na Continac, uma antiga empresa produtora de formulários contínuos (que alimenta as impressoras matriciais). Foi também no final da década de 80, presidente da FINEP, uma empresa pública financiadora de pesquisas e projetos. Quando começou a produzir a cachaça (que ainda não se chamava Magnífica), João Luiz sequer era bebedor da iguaria brasileira. Muito menos conseguia se ver como um produtor dela. Quis o destino que ele fosse não só produtor, como um grande especialista da produção da bebida no país. E ele não se contentou com pouco. Após aceitar o desafio de produzir cachaça, mergulhou profundamente no assunto. Viajou o mundo todo estudando e observando a produção de diversos destilados e hoje entende não somente das propriedades sensoriais e dos detalhes técnicos de cada etapa da produção, mas do mercado e do ramo. Ajudou inclusive a organizar o setor no estado do Rio de Janeiro e no Brasil, quando por exemplo da criação da APACERJ
(Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio de Janeiro) e do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça). Em 2006 foi nomeado Presidente da recém criada Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, do Ministério de Agricultura.
    Um diferencial na produção da Magnífica é o tipo de equipamento utilizado: um alambique de três corpos - cada vez mais raro. Além disso, a forma de armazenagem e envelhecimento que garante a manutenção do mesmo padrão e a pureza da água encontrada na Fazenda do Anil, colaboram para a qualidade do produto. João relutou na escolha do nome. Achou muita pretensão. Mas como era uma homenagem para a esposa Maria do Carmo, na época reitora de uma Universidade no Rio de Janeiro, se dobrou e a bebida então foi batizada como “Magnífica”. O tempo provaria que a escolha foi acertada.
    E foi por acaso que descobriu em Caracas, na Venezuela, o método Solera, um sistema de envelhecimento espanhol característico da produção de Rum. O método consiste na divisão da armazenagem da bebida em vários tonéis de carvalho ao longo de um determinado período, formando um blend (uma mistura). Diferente do método tradicional que é estático, o método soleira é dinâmico. João inovou e adaptou o método à produção de sua cachaça. O resultado é a Magnífica Soleira, uma cachaça de forte cor amarelada e complexa combinação de aromas, sabores e sensações. João Luiz provou que dá pra ganhar mercado fazendo direito. Ousou criar um produto de qualidade e passou a disputar com as grandes marcas brasileiras, não só o mercado interno mas também uma fatia da exportação. Ele hoje vende para Itália, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Estados Unidos. Tem tanto mercado lá fora quanto aqui no Brasil.
    A REVISTA VALE DO CAFÉ visitou a Fazenda do Anil para conhecer de perto a produção. A Fazenda hoje tem capacidade de produzir 500 mil litros de cachaça por ano. Em uma hora de conversa com João Luiz, tivemos uma aula sobre a bebida que é símbolo do Brasil e ouvimos muita história interessante. O próprio Drink que João Luiz tomava e nos serviu durante a conversa tem uma história inusitada. Uma versão criada por consumidores ingleses da cachaça Magnífica do drink Rusty Nail (uma mistura de whisky escocês com drambuie e limão). Batizada de Shine Nail a mistura substitui o whisky escocês pela brasileira Soleira Magnífica. Uma delícia!!!
    A Fazenda do Anil recebe visitação agendada para almoços, visitação do alambique e degustação de cachaça. O visitante pode ter a sorte de ser acompanhado pelo próprio João Luiz.

 

Serviço

Estrada Deputado Gustavo de Faria (antiga Estrada do Anil) n. 4000, Vassouras/RJ.

Tel.: (21)2508-9042 / 2252-4928

Imagem da Galeria Cachaça Magnífica Soleira
Imagem da Galeria João Luiz de Faria
Imagem da Galeria Fazenda do Anil
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!