Português (Brasil)

Outros olhares do Museu Casa da Hera em Vassouras

Outros olhares do Museu Casa da Hera em Vassouras

Data de Publicação: 1 de setembro de 2017 11:06:00

Compartilhe este conteúdo:

    A professoras Kesia Huais e Sandra Regina plantaram uma semente muito importante no Museu Casa da Hera durante a 15ª Semana de Museus com uma exposição de imagens com grande contribuição para a preservação da memória e do patrimônio cultural do Vale do Café. A exposição ficou no Museu até o mês de junho.
    Kesia, que é professora do estado do Rio de Janeiro e do município de Vassouras, é Mestra em Ciências ambientais e teve a ideia de trabalhar com Banners de 1,20 por 90 cm expostos nas dependências externas do Museu, ao ar livre que reproduziram imagens antigas do Museu Casa da Hera na exposição denominada “Outras olhares do Museu Casa da Hera”. Ela faz questão de dizer modestamente que é fotógrafa amadora, mas o resultado de seu trabalho é muito bonito.  “Propûs uma exposição fotográfica do Museu como uma forma de resgatar a história, puxar umas fotos antigas que as pessoa não tem tanto acesso e fazer um comparação com a visão que a gente tem hoje”. Segundo ela, uma das principais dificuldades foi justamente conseguir fotos antigas do Museu.
    Durante o processo de busca do material e pesquisa para elaboração da exposição, surgiu um fato inusitado: um pedido do poeta Carlos Drummond de Andrade ao IPHAN pedindo o tombamento do Museu em Vassouras.
    “Não foi muito fácil fazer o ângulo exata das fotografias antigas por conta das mudanças pelas quais o Museu passou. Tem espaços em que houve uma transformação do espaço muito grande. Mas a ideia principal era fazer esse contraponto entre o antes e o depois. Como era, e como está hoje. Tem fotos do início do século XX, da década de 40 e 50”. Ela chama a atenção também para a diferença técnica entre as fotografias antigas e as atuais que contém uma resolução e um detalhamento muito maior das imagens.
    Carla Rocha, Coordenadora Pedagógica e Técnica em Assuntos Educacionais do Museu Casa da Hera afirma que exposições como a de Kesia são importantes porque estreitam e reforçam os laços entre o Museu e a comunidade. E também porque dão a oportunidade à comunidade e ao público em geral de conhecer essas várias etapas do museu ao longo da tempo bem como as transformações e intervenções que ele sofreu. A instituição e Kesia Huais já pensam em remontar a exposição em algum outro momento para continuar essa reflexão, quem sabe com novas imagens. A Exposição teve a curadoria da professora e Doutora em Letras, Sandra Regina Garcia Leite.

Imagem da Galeria Divulgação
Imagem da Galeria Divulgação
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!