Português (Brasil)

Café no Vale?

Data de Publicação: 1 de outubro de 2016 11:12:00 O Vale do Café e o Turismo de Experiência

Compartilhe este conteúdo:

           Já há algum tempo o Vale do Café vem apostando no Turismo de Experiência, uma modalidade do turismo que tem como referência as teorias defendidas por Rolf Jensen, Joseph Pine e James Gilmore, que destacam que o turista não quer mais ser um sujeito meramente contemplativo, mas sim o ator de sua própria experiência. O turista quer  chegar o mais perto possível da atmosfera e da  “realidade” histórica do objeto de sua visitação. Não é bem uma novidade. Mas vem sendo tratado com mais seriedade pela indústria do turismo nos últimos anos.
            Quando se visita por exemplo a Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul o que há de mais comum são as visitações nas vinícolas para que o turista possa não só conhecer o processo de produção dos vinhos e sucos como degustar e experimentar os diversos tipos de vinhos e outros produtos do local. O Vale do Café percebeu a importância disso, e entendeu que pode oferecer aos turistas uma experiência muito mais rica.
Algumas ações e iniciativas importantes vêm sendo tomadas nesse sentido como a criação do Tour da Experiência - Caminhos do Brasil Imperial, projeto certificado pelo Sebrae, do qual fazem parte 18 estabelecimentos turísticos entre fazendas, hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos localizados nos municípios de Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença, Piraí,  e Vassouras. O projeto oferece roteiros que revisitam o período do Brasil Império com base nos conceitos do turismo da experiência.
            Outra ação para colaborar na criação dessa atmosfera propícia está sendo desenvolvida com  a reintrodução do plantio do café no Vale, principalmente o café especial, artesanal, em pequena escala. Para esse projeto piloto, o Sebrae/RJ contratou o professor Flávio Borém da Universidade Federal de Lavras (MG). O projeto envolve cinco propriedades: a Fazenda Aliança (Barra do Piraí), a Fazenda Taquara (Barra do Piraí), a Fazenda União (Rio das Flores), a Fazenda Florença (Valença) e o Hotel Fazenda St. Robert (Piraí). O projeto propõe oferecer ao turista a oportunidade de vivenciar a produção de café  passando pelo plantio onde poderá caminhar entre um “jardim” de variedades e conhecer um pouco da historia de cada uma, passar pelo beneficiamento, pela torrefação e terminar numa agradável cafeteria gourmet, onde poderá degustar o café produzido nas fazendas e comprar o café com a marca da fazenda, carregadas de historia e tradição.
 
O Brasil era o café, e o café era o Vale do Paraíba
 
            No século XIX, algumas cidades do Vale do Paraíba Fluminense foram em conjunto, responsáveis pela maior parte da produção nacional de café quando este item era o principal produto de exportação do país e garantia uma fatia considerável do PIB brasileiro. Em 1838, o café representava sozinho mais da metade das exportações brasileiras. Uma frase que ficou comum nesse período dava conta que “o Brasil é o café. E o café é o Vale”.
            O legado deste período é grandioso. Um patrimônio cultural material representado pelas antigas fazendas de café espalhadas por toda a região, por casarões, palácios e palacetes suntuosos remanescentes deste período nas principais cidades do Vale e um patrimônio cultural imaterial também muito rico representado pelos Jongos/Caxambus, pela Capoeira, pelo Calango, pelas Folias de Reis e outras manifestações. Por outra lado legou também a quase completa devastação da mata atlântica na região e um passado triste de escravidão. O declínio da economia cafeeira começou na segunda metade do século XIX. E o Vale declinou junto.
 
 
MAS E O CAFÉ?
   
          Nenhuma antiga fazenda de café do Vale planta hoje o produto em grande escala. A maioria delas vive do turismo ou de outros produtos agropecuários. Mas o Brasil continua sendo o maior produtor e exportador mundial de café, e é ainda o segundo maior consumidor. Segundo o Ministério da Agricultura, de janeiro a dezembro de 2015, o café representou 7% das exportações do agronegócio brasileiro, ocupando a 5ª posição no ranking com receita de US$ 6,16 bilhões, o equivalente a 37,1 milhões de sacas de 60kg. Os principais destinos foram os Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Bélgica.
 
Café especial para o turista ver e degustar
 
            Um projeto piloto do Sebrae/RJ objetiva o plantio de café especial no Vale em pequena escala. Um diagnóstico prévio selecionou 05 propriedades para o início do projeto. A Fazenda Alliança (Estrada Valença/Barra do Piraí); a Fazenda Florença (Conservatória); o Hotel Fazenda Saint Robert (Piraí); a Fazenda Taquara (Barra do Piraí) e; o Hotel Fazenda União (Rio das Flores).
            Coordenado pelo Sebrae/RJ,  com a consultoria técnica do professor Flávio Borém e equipe da Universidade de Lavras (MG), o projeto foi elaborado especificamente para o Vale do Café, respeitando e potencializando a singularidade de cada propriedade. Cada empresário recebeu individualmente, com explicação detalhada de cada etapa, um book contendo os projetos contemplando todas as fases de implantação, desde o plantio até a torrefação, incluindo um estudo de viabilidade econômica. Os projetos encontram-se na fase inicial de execução. Os empresários já adquiriram as mudas de café e estão seguindo o Calendário de Atividades Agrícolas, a serem desenvolvidas em 2016 para o plantio previsto para dezembro de 2016 e janeiro de 2017.
 


Dr. Flávio Borém
 
Flávio Meira Borém - Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA), é o primeiro e único membro brasileiro convidado a participar como integrante do Comitê de Normas Técnicas da Associação Americana de Cafés Especiais – SCAA, o que representa o reconhecimento internacional de Borém como um dos pesquisadores mais conceituados na área de cafés especiais, reforçando sua contribuição nas respostas científicas que sustentam a produção de cafés de qualidade diferenciada.
 
Mais informações:
 
SEBRAE/RJ (Volta Redonda)

(24) 3347-3481

Imagem da Galeria Planta de Café da Fazenda Taquara
Imagem da Galeria Mudas de Café da Fazenda Taquara
Imagem da Galeria Secagem do Café na Fazenda Taquara
Imagem da Galeria Frutos do Café da Fazenda Taquara
Imagem da Galeria Pés de Café da Fazenda Taquara
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!