Português (Brasil)

Uma onda que se espalha na velocidade de uma flecha

Uma onda que se espalha na velocidade de uma flecha

Data de Publicação: 1 de outubro de 2016 11:11:00

Compartilhe este conteúdo:

    Uma modalidade esportiva que não era muito comum no Brasil até a pouco tempo tem se espalhado no Vale do Café, no Estado do Rio de Janeiro e em todo o país: o velho arco e flecha dos índios numa versão um pouco mais moderna. É o Field. Um estilo do arco e flecha que simula posições de caça com representações de animais em 2D ou 3D posicionados em distâncias de até 80 jardas (cerca de 70 metros). É uma modalidade diferente do que vemos nas Olimpíadas. Os praticantes competem andando no campo e atirando nos alvos.
    Dois dos maiores pólos do esporte na região estão em Vassouras. A pioneira Confraria Arqueiros do Vale (CAV), fundada por Luciano Mancusi e Rafael Villanova em 2013 e a Arquearia Sul Fluminense (ASF) liderada por Alexandre Barboza (Paulista) e Carlos Augusto F. da Fonseca (Kadu) em 2016. Existem pólos e coletivos de arqueiros em diversas outras regiões do estado e na capital. Na região há um grupo se formando em Volta Redonda, há movimentação de arqueiros em Valença, Miguel Pereira, Barra do Piraí, Itatiaia e Três Rios.
    Segundo Luciano Mancusi, responsável por trazer a modalidade pra Vassouras, o Arco Field é um esporte muito difundido no mundo que está chegando aos poucos no Brasil. Já existem mais de 20 pólos que praticam essa modalidade no país com centenas de arqueiros fazendo parte.

    Esse movimento tem atraído competidores de todo o país para a região e com eles turistas, curiosos e novos praticantes em busca dos benefícios do esporte que vão desde a melhoria da saúde e da qualidade de vida até uma maior integração com a natureza. Tem atraído também bons resultados individuais e em grupo. A Confraria Arqueiros do Vale e a Arquearia Sul Fluminense já colecionam dezenas de recordes e títulos.

    Duas competições importantes foram realizadas em Vassouras nos últimos meses. O 2o CAV BowHunter Vassouras-RJ na Fazenda Carvalheira em agosto. E um Field Round da ASF no Museu Casa da Hera em setembro. Ambas foram etapas válidas pelo Campeonato Brasileiro Outdoor Field Brasil e pelo Estadual do Bowhunter do Núcleo de Field do Estado do Rio de Janeiro.

    Luciano Mancusi e Carlos Augusto F. da Fonseca são instrutores formados pela IFAA (International Field Archery Association), entidade internacional responsável por organizar o esporte no mundo.

 

Serviço:


Confraria Arqueiros do Vale (CAV)
Aulas com instrutores qualificados, equipamentos importados, cursos, workshops, montagem, manutenção e
vendas de equipamentos
Em Vassouras na avenida Rui Barbosa, 446 - Centro
Em Volta Redonda no Clube dos Funcionários na rua 90, s/nº, Vila Santa Cecília
confrariaarqueirosdovale.com.br
confrariaarqueirosdovale@hotmail.com
(24) 99273-3373 (Luciano Mancusi)
Arquearia Sul Fluminense (ASF)
Em Vassouras na rua Acadêmica Eliete Nunes Barbosa, 416 apto. 101 – Centro
Alexandre Felipe Carvalho Barboza – afcbarboza@live.com
Carlos Augusto Ferreira da Fonseca – kadutheway@gmail.com - (24)99911-1581

Imagem da Galeria Foto Divulgação Arcofield - Liliane Pereira
Imagem da Galeria Foto Divulgação Arcofield - Luciano Mancusi
Imagem da Galeria Foto Divulgação Arcofield - Luciano Mancusi
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você conhece a região Vale do Café/RJ?


Você conhece a região Vale do Café?

Voto computado com sucesso!